top of page

Projeto Editorial

Nome

 

O nome foi escolhido para causar identificação entre as personas do meu blogue. A audiência do Filhos de Guttmann se dá entre Instituições paralímpicas (CPB, ANDE, etc), atletas e fãs do esporte paralímpico. Os fãs de esporte paralímpico são bem característicos. Normalmente são pessoas que já tenham feito parte desse mundo, como ex-atletas, ou que têm relação com alguém profundamente envolvido. Dessa forma são comunidades de amigos e famílias. Ludwig Guttmann foi o criador dos Jogos Paralímpicos, portanto cria uma ligação com as três identidades que se conectam com o blogue.

 

Assunto

 

O objetivo é pôr em pauta o esporte paralímpico. Dessa forma, o leitor irá se deparar com diversos conteúdos, desde notícias até fotos e testes. O site está dividido em dez editorias disponíveis no cardápio: capa (reportagem 1 a 13), quem sou eu, podcast, novidades (novidade 1 a 3), infográficos, quiz, galeria, calendário, projeto editorial, e fale comigo.

Fonte e tamanho

 

A letra adotada pelo Filhos de Guttmann é a Questrial, devido ao seu design descontraído, que combina com esporte, porém ainda sério o bastante para ser jornalístico. Os tamanhos no site variam entre 16, 20 e 30. 16 São os botões, dessa forma não tiram a atenção do leitor. 20 É o corpo do texto e subtítulo, que se diferenciam graças ao marca texto usado nos subtítulos. 30 São títulos como o nome da matéria. A capa adotou o tamanho 40 já que é o destaque de todo o projeto. O cabeçalho foi feito em tamanho 10 para permitir que o leitor visualize todo o cardápio.

 

Logo

 

O logo presente no meu site é referente ao podcast. O design inclui cores simples, preto e branco, mas que tornam possível e claro o entendimento do leitor, ao mesmo tempo que combina com as principais cores do site. Mesmo sem ler o nome do blogue e o subtítulo, a partir do elementos (desenhos de atletas paralímpicos) é fácil identificar o tema da plataforma.

Cores

As cores foram pensadas para combinar com o tema e interagir com todos os planos de fundo. Adotei principalmente a cor verde, além de usar o preto, cinza e branco como apoiadores. Os complementos ressaltam a cor verde e tornam possível uma boa leitura. O cinza foi muito usado por cima do plano de fundo, pois sem ele se torna difícil ler os diferentes conteúdos por conta das cores das imagens e movimentos dos vídeos. O branco apareceu na escrita, se tornando visível em cima do suporte cinza. O preto aparece em detalhes, como no rodapé. O verde remete a campos, combinando com o futebol, esporte mais famoso do mundo. Além de ser uma cor vibrante que se relaciona bem com esporte, com movimento. Combina também com os vídeos produzidos para os planos de fundo. O verde foi usado nos marca textos, na página de episódio (podcast) e no cardápio.

Adaptações para celular

A principal mudança foi a diagramação, movendo texto, imagens, vídeos e todos os outros itens para que a leitura se tornasse melhor nos variados aparelhos.

Plano de fundo

 

Optei majoritariamente por vídeos. Quase sempre se relacionam com esporte. A exceção foi no podcast, pois foi mais adequado pôr um toca discos, tornando claro o objetivo da página, e na aba do quem sou eu, que optei pela imagem de um computador e de um café, combinando um pouco com a imagem de jornalista. A maior parte dos vídeos foi feitos por mim, utilizando equipamentos ou objetos esportivos. Combinam com a temática e é uma forma diferente da oferecida pelo site de falar sobre o esporte. O site não apresenta uma galeria voltada para o esporte paralímpico, esse foi um dos motivos que me levou a produzir os planos. Algumas imagens foram fornecidas pelo Wix, como a do projeto editorial que é uma raquete, objeto também usado no desporto paralímpico. Busquei sempre utilizar vídeos e imagens claras, com exceção na página do podcast que têm uma pegada distinta, como já expliquei. É importante ressaltar o vídeo escolhido para capa: bolas velhas de futebol. O material com pouco cuidado combina com a temática principal, de como as mulheres não recebem tanto cuidado quando deveriam na modalidade

 

Padronização dos destaques

 

Para destacar eu usei o marca texto verde em títulos e subtítulos. Dessa forma é evidente a informação principal, além de interagir com o cardápio seguindo a mesma palheta de cores.

Legendas e créditos

 

As legendas variam seu formato, se adaptando melhor ao tipo de página. Na galeria, toda produzida por mim, ao clicar na foto o título e legenda aparecem do lado direito. Nas outras fotos do site a legenda e créditos aparecem ao passar o mouse por cima da foto sem clicar. A legenda dos vídeos estão na página Reportagem 13. Os infográficos usam o mesmo mecanismo da galeria.

 

Elementos gráficos

 

Esses elementos foram simples, usando formas para separar e criar destaque ao título na capa. Escolhi as linhas da cor branca, combinando com o corpo do texto.

 

Cabeçalho

 

O cabeçalho é simples mas claro. O nome do blogue, Filhos de Guttmann, está na fonte Georgia, que combina com todo o estilo do site. É a única fonte diferente do corpo do texto para dar o destaque necessário a marca.

Interatividade 

 

A interatividade foi um dos maiores investimentos do site. As páginas com subpáginas sempre tem botão para direcionar a página seguinte. Da reportagem 1 a 12 foram usadas setas para direcionar a página anterior e a próxima página, a 13 só o de retornar. As setas foram escolhidas para não tornar o design pesado aos olhos. As subpáginas novidades, podcast e do projeto editorial usaram o mesmo mecanismo. Na capa e na página novidade foi usado o botão continuar lendo, dessa forma fica claro ao leitor que o conteúdo não acaba ali. Na página quiz há dois elemento interativos. O primeiro foi o botão fazer o teste, que direciona a pessoas a uma nova aba. Segundo foi o teste em si, usando o formulário Google. O próprio plano de fundo é interativo, criando movimento. Além disso também utilizei vídeos e imagens na reportagem de capa e na página podcast. O podcast utiliza, no momento, o reprodutor de áudio para apresentar o podcast ao público. O site também recebeu uma aba com os episódios do podcast, com o uso do podcast Wix. Também usei slides em dois momentos: nas novidades e no quiz. Outra ferramenta foi a galeria de fotos, usada no formato que melhor apresentou os infográficos e na própria galeria. Na galeria as pessoas podem curtir as fotos em um coração de contorno verde, combinando com o site, que se torna vermelho ao leitor curtir clicando no coração. As fotos da galeria são passadas com o uso de uma seta verde entre as duas fileiras de fotos.  Conectei as redes sociais com o ícone no cabeçalho. O calendário foi outra ferramenta.

bottom of page