top of page
Você conhece o Centro de Treinamento Paralímpico?
O Centro de Treinamento (CT) foi o maior legado ao esporte paralímpico pelo Rio 2016. Hoje, serve como base para a prática de desporto de alto rendimento e foi eleito pela Federação Internacional vôlei sentado como centro de referência mundial. Localizado em São Paulo, as estruturas externas e internas se qualificam ao exercício de 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol PC (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. O espaço também possui alojamento com capacidade para 280 pessoas.
Desde que abriu as portas, o CT recebeu diversas competições de níveis nacionais e internacionais como os Jogos Escolares e o Parapan de Jovens, além de ter sido usado para o treinamento de seleções brasileiras. Em novembro de 2018, com a indicação do CT pelo World ParaVolley, o diretor da Federação, Barry Couzner, afirmou que agora há Centros de Referência tanto na Ásia como na América. Couzner declarou que o objetivo é trabalhar junto com os dirigentes da Europa e da África para identificar possíveis Centros nas regiões, com a pretensão de ter pelo menos um ponto de referência nos quatro continentes.
O CT serve para o treinamento de atletas já desenvolvidos, bem como para a formação do futuro do esporte paralímpico brasileiro. A unidade é sede de projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), como o Centro de Formação Esportiva. O propósito da iniciativa é promover a entrada de crianças com deficiência física, visual e intelectual em esportes. As modalidades oferecidas aos alunos de 10 a 17 anos são: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Os participantes ganham uniforme, lanche e, no caso dos municípios parceiros, transporte. Todo mês é realizado um festival, as crianças podem levar um amigo da mesma faixa etária, com ou sem deficiência, ao encontro. O primeiro será no dia 28 de abril com o tema goalball.
Inaugurado em maio de 2016, o CT é considerado um dos melhores do mundo para o esporte de alto rendimento. Os investimentos do Governo Federal, garantidos pelo Plano Brasil Medalha, somados com os do Governo do Estado de São Paulo totalizaram R$ 264,272 milhões. Com 95 mil metros quadrados , em 2017 o local recebeu 17 modalidades em 172 encontros esportivos. No mesmo ano, 12.902 atletas competiram, 4.083 treinaram e 9.060 visitantes compareceram ao CT. Mantido pelo CPB, o custo anual de manutenção é em torno de R$ 30 milhões.
bottom of page